Qual é a versão do seu imóvel? | Veronese Empreendimentos Pessoais

Personalização

10 de fevereiro de 2015

Qual é a versão do seu imóvel?

Personalizável. Dinâmico. Flexível. Esses são conceitos que guiam o estilo de vida de toda uma nova geração, tornando cada vez maior a procura de produtos e serviços que rapidamente atendem as singularidades de cada indivíduo. Seguindo essa tendência, por que não esperar que o espaço construído à nossa volta também acompanhe as mudanças que ocorrem nas nossas vidas? Embora muita inovação esteja a caminho, é fácil perceber que pouquíssimos imóveis verdadeiramente incorporam essas ideias no presente.

Ainda hoje, muitos empreendimentos imobiliários são pensados de forma estática, feitos para permanecerem inalterados durante toda sua vida útil. O resultado disso é que muitas vezes trocamos de endereço porque não conseguimos adaptar o imóvel às nossas novas necessidades. Felizmente, a difusão de tecnologias construtivas vem provocando mudanças no cenário brasileiro de lançamentos imobiliários. Como já vemos nos grandes centros, a possibilidade de customizar radicalmente a habitação está se tornando um diferencial mais e mais desejado.

Os filhos já têm suas próprias casas? Amplia-se a sala por meio da demolição das paredes em drywall dos antigos quartos, sem precisar passar uma temporada no hotel. Vai instalar aquele sofisticado sistema de som e imagem no quartinho abandonado? Há espaço de sobra para abrigar toda a fiação necessária no forro falso ou no piso elevado. Enjoou de ter o apartamento separado em vários cômodos? Ambientes abertos podem ser criados sem pilares de centro, por meio do uso de lajes de alto desempenho. Alguns empreendimentos vão ainda mais longe, possibilitando que pontos hidráulicos sejam reposicionados e que janelas externas mudem de forma e de lugar.

A princípio, lançar um imóvel personalizável implica no maior uso de um recurso muito valioso: criatividade! Incorporadores devem estar preparados para coordenar arquitetos, engenheiros e fornecedores a fim de planejar e executar um empreendimento flexível. Alguns custos adicionais podem ocorrer devido ao aumento do pé-direito e ao uso de tecnologias inéditas, por exemplo. Entretanto, muitas vezes esses gastos complementares se traduzem em maior produtividade e qualidade na execução da obra.

Nesse novo panorama, ganham os profissionais que souberem atender melhor as novas demandas de um público cada vez mais informado e exigente.

Leia também: Lar ousado e adaptável é o futuro que você precisa.


Eduardo Veronese Ransolin é empreendedor no mercado imobiliário e incansável contestador do “sempre foi feito assim”.

O artigo foi publicado na Revista ConstruARCH, uma publicação da editora DFP Ltda.

Veja
Também

Related Posts

None found

ACOMPANHE
NOSSOS SONHOS.

Receba nossa newsletter.

LIGUE PRA GENTE